28/05/2009

O Fracasso de 82



Apesar de a Seleção Brasileira ter sucumbido diante da Itália de Paolo Rossi na Copa de 1982, na partida que decidia uma vaga para a semifinal, esse time é considerado um dos melhores da história. Jogavam ali grandes nomes do futebol, como Zico, Sócrates, Júnior, Falcão, Paulo Isidoro, Serginho Chulapa e Roberto Dinamite.

Outro time, o do tetracampeonato de 1994 nos Estados Unidos - de Dunga, Romário e Bebeto - é tido como um time de qualidade razoável, visto que não jogava o chamado "futebol-arte". Existe até mesmo uma concepção de que a seleção de 1982 foi melhor do que a de 1994, mesmo que não tenha sido campeã.

Entretanto essa visão não é unânime, e alimenta uma certa polêmica, como será apresentado a seguir:


"É claro que a Seleção de 1982 foi melhor."

O jornalista David Coimbra compara as duas seleções e explica porque o futebol é decidido em um detalhe. Ele cita que essa discussão ocorreu no Painel RBS feito com Dunga. Também critica as mudanças de opinião repentinas , ocasionadas por resultados inesperados obtidos pela Seleção Brasileira.

Memórias Esportivas - "A seleção de 1982 é melhor"



" A seleção de 1994 resolveu"

Pedro Ernesto Denardin explica o que é mais importante em um time de futebol, na comparação entre as seleções de 1982 e 1994.

Memórias Esportivas - "A Seleção de 1994 resolveu"



"A seleção de 1982 foi a melhor de todos os tempos"

Haroldo de Souza defende o futebol-arte e acredita que isso é muito marcante no esporte. E julga que naquela competição, o Brasil foi eliminado adiantadamente.

Memórias Esportivas - "A seleção de 1982 foi a melhor de todos os tempos"

Sem comentários:

Enviar um comentário