Apesar de a Seleção Brasileira ter sucumbido diante da Itália de Paolo Rossi na Copa de 1982, na partida que decidia uma vaga para a semifinal, esse time é considerado um dos melhores da história. Jogavam ali grandes nomes do futebol, como Zico, Sócrates, Júnior, Falcão, Paulo Isidoro, Serginho Chulapa e Roberto Dinamite.
Outro time, o do tetracampeonato de 1994 nos Estados Unidos - de Dunga, Romário e Bebeto - é tido como um time de qualidade razoável, visto que não jogava o chamado "futebol-arte". Existe até mesmo uma concepção de que a seleção de 1982 foi melhor do que a de 1994, mesmo que não tenha sido campeã.
Entretanto essa visão não é unânime, e alimenta uma certa polêmica, como será apresentado a seguir:
"É claro que a Seleção de 1982 foi melhor."
O jornalista David Coimbra compara as duas seleções e explica porque o futebol é decidido em um detalhe. Ele cita que essa discussão ocorreu no Painel RBS feito com Dunga. Também critica as mudanças de opinião repentinas , ocasionadas por resultados inesperados obtidos pela Seleção Brasileira.
Memórias Esportivas - "A seleção de 1982 é melhor"
" A seleção de 1994 resolveu"
Pedro Ernesto Denardin explica o que é mais importante em um time de futebol, na comparação entre as seleções de 1982 e 1994.
Memórias Esportivas - "A Seleção de 1994 resolveu"
"A seleção de 1982 foi a melhor de todos os tempos"
Haroldo de Souza defende o futebol-arte e acredita que isso é muito marcante no esporte. E julga que naquela competição, o Brasil foi eliminado adiantadamente.
Memórias Esportivas - "A seleção de 1982 foi a melhor de todos os tempos"
Sem comentários:
Enviar um comentário