15/05/2009

Um pouco dos bastidores da Copa do Mundo


Existem muitos fatores por trás de uma cobertura de Copa do Mundo. Parece, para quem assiste aos jogos na televisão ou para quem acompanha pelas ondas do rádio, que é tudo bastante simples de se fazer, em vista das tecnologias à disposição nos dias de hoje. Os bastidores, que raramente são divulgados ao público, possuem vários fatos e peculiaridades bastante interessantes. Agora, alguns deles serão retratados aqui no Memórias esportivas.


Relacionamento entre os membros da imprensa e o ritmo de trabalho
David Coimbra explica como os jornalistas de diferentes empresas se relacionam em uma cobertura feita em países de diferentes culturas e distantes do Brasil.


Memórias esportivas - Relacionamento entre jornalistas e ritmo de trabalho na Copa




"Jornalista vai para trabalhar, não para torcer"
Pedro Ernesto Denardin declara de que forma ele encara uma cobertura de Copa do Mundo, e de que forma reage aos resultados da Seleção Brasileira, enquanto narrador.


Memórias Esportivas - "Jornalista vai à Copa para trabalhar, não para torcer"




A preparação da equipe para cobrir uma Copa do Mundo
Zé Alberto Andrade conta como a equipe da RBS se preparou para cobrir a Copa de 2002. Ele explica o que há de semelhante na cobertura de qualquer jogo e o que há de peculiar.

Memórias esportivas - Planejamento da cobertura da Copa de 2002




A diferença entre o trabalho de um narrador e de um repórter de campo
Quem viveu na pele as duas principais funções de uma cobertura esportiva, narrador e repórter, explica as diferenças do trabalho de ambas. Confira o relato de Pedro Ernesto Denardin.


Memórias esportivas - Diferença entre ser narrador e ser repórter de campo

Sem comentários:

Enviar um comentário