28/05/2009

O país do futebol

A seleção brasileira nunca foi apenas um time qualquer, mas, antes de julho de 1958, não havia atingido a glória em uma competição mundial. Ainda atormentado pelo fracasso retumbante de 1950, o Brasil começou a Copa completamente desacreditado. Ninguém sequer sonhava em ver o futebol brasileiro na final.
Entretanto, o que se viu foi um espetáculo atrás do outro. O time era perfeito e contava com craques como Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Zito, Didi, Vava e Zagalo. Foi quando surgiu Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Na época um garoto com apenas 17 anos, encantou o mundo com suas jogadas espetaculares, eternizadas na câmeras da primeira copa televisionada.

A final contra a Suécia foi eletrizante. Os suecos jogavam de amarelo, então a seleção teve que vestir a camiseta reserva. A delegação esportiva optou pela cor azul, em homenagem ao manto da Nossa Senhora de Aparecida. Sob as bençãos da padroeira do Brasil, o time brasileiro sagrou-se campeão no dia 29 de junho, vencendo os donos da casa de virada por 5 a 2. Depois de 28 anos, finalmente a taça era erguida por um brasileiro, o passo inicial para tornar o Brasil o país do futebol.

Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar;
Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo.


Dois anos antes da Copa de 62, o Chile foi atingido pelo maior terremoto do século XX. O país estava arrasado, um terço da população ficou desabrigado. O desafio de realizar a competição mundial era o que os chilenos precisavam para esquecer a tragédia. A Copa seria realmente inesquecível, pelo menos para os brasileiros, que levantariam a taça Jules Rimet pela segunda vez. A final foi contra a Tchecoslováquia, "aquele São Critóvão cheio de Paulo Amaral", como definiu o craque Garrincha. O placar terminou em 3 a 1. O país consolidava-se cada vez mais como uma potência do futebol mundial.

A consagração
Um verdadeiro massacre. Assim pode ser definido o tri-campeonato da seleção brasileira em 1970 no México. Com Pelé, Torres, Gérson, Jairzinho, Tostão e Rivelino o Brasil venceu os seis jogos disputados, consagrando-se campeão inquestionável. A exemplo de 2002, o Brasil entrou desacreditado na competição, mas a estrela do técnico Zagallo brilhou, transformando craques ofensivos em guerreiros dentro de campo.

A final da Copa do Mundo traduziu o desempenho da equipe no campeonato. Com uma goleada de 4 a 1 na Itália, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto a seleção conquistou o planeta.

Confira a entrevista do locutor Haroldo de Souza em sua primeira transmissão radiofonica em Copas do Mundo:

Memórias Esportivas - 1970: a primeira Copa de Haroldo

Sem comentários:

Enviar um comentário