26/06/2009

Quantos campeões mundiais existem no Rio Grande do Sul?


A rivalidade da dupla Gre-Nal não se limita às quatro linhas do campo de futebol. São inúmeras as discussões e comparações realizadas pelos torcedores de cada time, com a tentativa clara de colocar o seu em destaque. "No nosso folclore aqui sempre há a tentativa de desmerecer a vitória do outro", afirma o colunista David Coimbra. Grande exemplo desse fato remete à maior conquista de cada time: o Mundial Interclubes.

Em 1983, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense sagrou-se campeão do mundo ao derrotar a equipe alemã do Hamburgo, em Tóquio. Nas palavras do gremista fanático Paulo Sant' Ana, o tricolor foi "o primeiro de todos os reis". O jogo, que no tempo regulamentar acabou empatado em 1 a 1, foi decido na prorrogação. O craque Renato Portaluppi foi decisivo ao marcar os dois gols do Grêmio.

O período de 23 anos de espera do Sport Clube Internacional, até conseguir vencer o Mundial e se "igualar" ao Grêmio, foi longo e motivo de "flauta" por parte dos adversários. Os gremistas se vangloriavam por terem sido os únicos a conquistar o mundo. Entretanto, no dia 17 de dezembro de 2006, o Internacional chegou lá. Desacreditado, o colorado superou a forte equipe do Barcelona - que contava com os craques Ronaldinho, Deco, Xavi e Puyol - com um gol do questionado Adriano Gabiru, que saiu do banco de reservas para marcar aos 36 minutos do segundo tempo.

Com a vitória do Internacional, ao invés de terminar a discussão em torno dos títulos mundiais, surgiu uma nova. Dessa vez, quanto à legitimidade do título de cada um. Quando o Grêmio conquistou o título, participavam apenas o campeão da CONMEBOL (América do Sul) e o da UEFA (Europa). O torneio também não era, ainda, organizado pela FIFA. Seu nome oficial era Copa Europeia/Sul Americana Toyota e o nome popular era Mundial Interclubes. Já quando o Internacional foi campeão, o título não era disputado apenas por duas equipes, tendo participado os campeões de todos os continentes. Mudou a nomenclatura do campeonato, que passou a ser chamado de Mundial de Clubes FIFA.

Se há essa comparação, essa discussão, o Memórias Esportivas indaga: existe diferença na validade das conquistas de cada equipe?


"Não tinha a CONCACAF nem a Oceania, continua não tendo".

Zé Alberto Andrade acredita na validade dos dois títulos mundiais e explica o seu ponto vista. Menciona outros campeonatos futebolísticos em que esse tipo de comparação é feito e traz um exemplo de outro esporte, o boxe.


Memórias Esportivas - Zé Alberto: Comparação da validade dos títulos mundiais



"Eu acho que vale a mesma coisa"


Mário Marcos de Souza explica a mudança da organização do Mundial de Clubes. Argumenta sobre a validade dos títulos mundiais anteriores à organização, não somente o do Grêmio. Fala também da dificuldade de comparar qual o time era melhor, entre o Grêmio de 1983 e 0 Inter de 2006. Confira em áudio no Memórias Esportivas.

Memórias Esportivas - Mário Marcos de Souza: "vale a mesma coisa"

Sem comentários:

Enviar um comentário