11/06/2009

Armação em 1998?


Mistério. Essa é a palavra que adjetiva o que ocorreu nos bastidores da final da Copa do Mundo da França, em 1998. O jogo entre Brasil e França acabou com uma goleada de 3 a 0 para os donos da casa e adiou o sonho brasileiro do pentacampeonato mundial por quatro anos.

O melhor atacante do mundo à época, o brasileiro Ronaldo, e camisa nove da seleção canarinho foi o núcleo de uma história controversa e polêmica, sem explicação até os dias de hoje. O que se sabe é que, às vésperas da partida final, ele sofreu uma convulsão e teve que ser levado ao hospital às pressas. Logo, ele seria cortado do jogo e quem naturalmente o substituiria seria Edmundo. A preleção divulgada pelo técnico Zagallo confirmava isso. Entretanto, Ronaldo entrou em campo com seleção e Edmundo ficou no banco.

Os brasileiros não jogaram futebol naquele dia 12 de julho, antevéspera da comemoração da Queda da Bastilha - data cívica importantíssima para o povo francês. Estavam desconcentrados e foram facilmente batidos, o que causa estranhamento, porque na semifinal contra a Holanda - uma das partidas mais eletrizantes da história das Copas do Mundo - jogaram com raça e se classificaram nos pênaltis graças ao desempenho espetacular do goleiro Taffarel.

Com base nesses dados, a equipe do Memórias Esportivas traz a seguinte indagação: teria ocorrido alguma espécie de armação para que os franceses obtivessem seu primeiro título mundial, justamente quando a Copa foi realizada em seu país?

"Aquela história não foi bem contada"

Haroldo de Souza desconfia da veracidade do que foi revelado sobre os bastidores da final de 1998. Ele também aponta a grande importância da proximidade das comemorações da Queda da Bastilha para o clima do jogo.

Memórias Esportivas - Possível armação na final da Copa de 1998


"O que o Roberto Carlos sabe sobre a Queda da Bastilha?"

Para Pedro Ernesto Denardin não existe qualquer possibilidade de se armar um resultado em Copa do Mundo. Ele se utiliza de um exemplo muito conhecido pelos brasileiros para explicar sua opinião: o fatídico jogo entre Argentina e Peru na Copa de 1978, no qual os hermanos, que jogavam em casa e acabariam sendo campeões naquele ano, conseguiram golear os peruanos. O placar obtido pelos argentinos, 6 a 0, era vital para a sua classificação para a final e mortal para a seleção brasileira. Com esse resultado, o Brasil foi desclassificado e acabou chegando ao terceiro lugar na competição, invicto.

Memórias Esportivas - Denardin nega armações em Copas do Mundo


"Ronaldo não podia ter jogado"

Zé Alberto Andrade acredita que o técnico Zagallo errou ao optar por Ronaldo para o jogo. Para ele, todo o ocorrido nos bastidores também foi decisivo para a vitória da França.

Memórias esportivas - Zé Alberto acredita em erro de Zagallo


Contraponto: Denardin optaria por Ronaldo

Em uma opinião breve, Denardin acredita que o técnico Zagallo fez certo ao pôr Ronaldo em campo. Confira em áudio aqui, no Memórias Esportivas!

Memórias esportivas - Denardin optaria por Ronaldo



Sem comentários:

Enviar um comentário